domingo, 15 de abril de 2007

Matemática

Blog de um matemático, correto. Mas aonde está a matemática?

Acho que pelo menos um tópico tenho que dedicar à ela.

Que tal provar que qualquer número multiplicado por zero tem como resultado zero? Não, isto não é intuitivo. Estamos acostumados em ouvir isto, mas não é um dogma... vamos lá:

- Seja a um número real.
- a.0 = a.(0+0) [zero é o elemento neutro da adição] (1)
- => a.(0+0) = a.0 + a.0 [propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição] (2)
- => a.0 = a.0 + a.0 [juntar (1) com (2)]
- => a.0 + (-a.0) = a.0 + a.0 + (-a.0) [somar o elemento oposto à a.0 em ambos os lados]
- => 0 = a.0 [cancelando...]

Está aí... acho que esta foi a primeira prova matemática que vi na universidade, no primeiro dia. Disse-me a professora que, também viu isto em seu primeiro dia na universidade e descobriu neste momento que estava no curso certo. Senti a mesma coisa mas, tempos depois.

Acho que posso comparar a minha relação com a matemática como a relação que o ourives tem com as suas jóias. A cada novo detalhe, uma satisfação. O resultado em si é interessante mas, o processo é muito mais. Chegar lá não é o único objetivo, como chegar lá é mais importante do que isto. O fim não justifica os meios.

E não é só eu que sou assim. Existem prêmios milionários em matemática para quem conseguir demonstrar certas "verdades". Enfim, sabemos que é verdade, mas não sabemos como provar que aquilo é verdade. Recentemente teve o caso do russo Perelman que ao resolver um problema centenário, recusou o prêmio de um milhão de dólares e a sua medalha fields -o que para um matemático pode valer mais do que milhões de dólares pois, significa que você faz parte da história da matemática ao recebê-la.

Uma coisa que um professor me disse certa vez é que a matemática sempre agrega novos conhecimentos sem destruir conceitos anteriores. Ainda não encontrei algo que contradiga isto. É fascinante... a existência dos números reais não fez com que os números naturais fossem excluídos.

Não é necessário ser um gênio para ser um, basta apenas gostar do que faz. Claro, precisa ser gênio para garantir aquele pedaço de metal sem muita importância que citei pouco acima... mas para ser um matemático "normal", não precisa. Tu vai publicar algumas coisas em periódicos, ir a alguns congressos... enfim, uma vida normal...

Gostaria que mais pessoas seguissem este caminho, esta ciência é muito pouco desenvolvida, precisa de mais pessoas. Mas também, não precisa de pessoas em excesso, só um pouco viu? Não precisa vir todo mundo não!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga algo aí, não seja tímido!